top of page

Saúde - Como utilizar o home care pelo convênio.

Atualizado: 11 de mar. de 2022


O atendimento através de home care está se tornando um serviço cada vez mais procurado por diversas famílias. Essa forma de atendimento associada ao conforto, compaixão e segurança está cada vez mais comum no Brasil. Em muitos casos, o atendimento através de home care acaba enfrentando diversas burocracias desnecessárias por parte dos convênios médicos e planos de saúde. Na conversa de hoje, buscaremos responder as dúvidas mais comuns acerca do home care, ou seja, “home care: o que é?”, “como ter acesso ao home care” e muito mais.


Fique de olho!


Home care: o que é?

A expressão home care significa “cuidados em casa”. Trata-se, portanto, de uma internação domiciliar e se caracteriza pela continuidade do tratamento hospitalar, que, agora passará a ser feito diretamente na residência do paciente. No entanto, vale lembrar que os serviços prestados através de home care são diferentes da figura do cuidador. O atendimento home care exige um conjunto de profissionais especializados em diversas áreas, já o cuidador é responsável pelos cuidados básicos com o paciente, como auxiliá-lo em sua alimentação, higiene (cabelos, unhas, barba, região íntima), etc. Todo este processo pode ser realizado por um familiar ou alguém contratado, a fim de prestar ajuda ao paciente, já que que não depende de conhecimento técnico.


Como ter acesso ao Home care?

Para solicitar o atendimento home care é preciso obter laudo médico fundamentado, constando a indicação do tratamento e a necessidade do home care, o tipo de doença do paciente e o seu respectivo Código Internacional de Doenças (CID). Faz-se ainda crucial, o detalhamento da medicação e, se necessário for, a designação de profissionais acompanhantes como fisioterapeuta e enfermeiro alimentar, que evidenciarão a importância de uma alimentação especializada e/ou industrializada, bem como o uso de sondas, fraldas geriátricas, equipamentos de respiração artificial, cama maca, etc. Depois de conseguir esse laudo, é só formalizar por escrito o pedido de home care para o plano de saúde do qual faça parte.


Para quais pacientes o Home Care é indicado?

O atendimento home care é indicado no tratamento de diversas doenças, como Parkinson ou Alzheimer. Também é indicado nos casos de reabilitação, quando não há mais necessidade de internação hospitalar. O home care envolve uma equipe multidisciplinar – médico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta (respiratória e motora), fonoaudiólogo, dentre outros – que prestarão os serviços com a mesma qualidade daqueles realizados no hospital.


Como conseguir o Home Care pelo convênio?

Conseguir o home care pelo convênio normalmente só ocorrerá caso o serviço esteja previsto no contrato do seu plano de saúde. No entanto, mesmo que essa cobertura não esteja disponível em prestação de serviço contratada, você pode solicitar a inclusão do atendimento através de home care pelo convênio. Caso a resposta para home care pelo convênio seja negativa, o plano de saúde deve manter o atendimento hospitalar até que o paciente possa receber alta médica. Muitas operadoras entendem que o pedido de fornecimento de home care pelo convênio significa que o paciente pode ser liberado e que os serviços hospitalares são dispensáveis, o que é uma inverdade. Fique atento e redobre o cuidado!


Como se prevenir a uma resposta negativa?

Solicite ao médico um relatório detalhado das condições do paciente e de toda equipe médica necessária para os cuidados, assim como todos os serviços auxiliares e os equipamentos que precisarão ser utilizados no atendimento home care. Com todos esses dados, encaminhe os documentos antes da alta do paciente para a operadora do plano. Se você receber uma negativa parcial ou insuficiente, entre na justiça com um pedido de tutela de urgência (popularmente conhecido como liminar). Caso o pedido seja deferido em primeira instância, a operadora do seu plano de saúde será obrigada a fornecer o home care ao paciente, até que se encerre totalmente a revisão do pedido nas demais instâncias.


Como o advogado pode ajudar quando a resposta for negativa e qual especialista de direito é preciso procurar?

Deve-se procurar um advogado especialista em planos de saúde, que buscará em caráter de urgência a concessão de uma tutela de urgência (popularmente conhecida como medida liminar) que assegure a prestação do atendimento via home care o mais rápido possível. Ele também poderá exigir a reparação a outros dados recorrentes


O que leva um paciente a recorrer ao home care?

Há vários motivos e tipos de pacientes que podem ser levados a recorrer ao atendimento do plano de saúde home care, entre eles: – pacientes com necessidades de cuidados de enfermagem; – pacientes em fisioterapia; – paciente que careçam de equipamentos hospitalares (cama, aparelhos de oxigenação, medicação venosa e alimentação via sonda); – pacientes com Parkinson ou Alzheimer; – vítimas com sequela do Acidente Vascular Cerebral (AVC); – pacientes com doenças degenerativas crônicas; – pacientes distróficos e com alterações musculares.


Por quanto tempo o home care pode ser utilizado?

Caso consiga o atendimento home care, seja através do convênio ou por vias judiciais, é preciso lembrar que esse atendimento apenas continuará sendo prestado enquanto o profissional médico avaliar periodicamente que há necessidade de tratamento. Quando o paciente estiver curado e receber alta médica, o serviço será suspenso. Há casos em que o paciente pode receber alta médica após determinado período ou ainda, se sentida melhora no quadro pelos profissionais. O home care ajuda o paciente a passar por uma situação emergencial e compreende que a partir da sua reabilitação, o tratamento pode acontecer por outras vias. O acompanhamento do paciente por parte de familiares e amigos durante o processo do home care é indispensável. Gostou de saber mais sobre o atendimento Home Care?


fonte : fux - 04/01/2022




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page